Conheça a gente
um pouquinho mais!
O que é a Rede Composta?
A Rede Composta reúne práticas de permacultura, como a compostagem comunitária, a coleta seletiva e a educação ambiental. Localizada em Búzios (RJ), na Praia das Caravelas, a iniciativa surgiu por volta dos anos 2000, após Daniel Amaral, seu fundador, visitar um aterro sanitário em Nova Friburgo (RJ), onde se deparou com resíduos orgânicos misturados ao lixo comum. A partir dessa experiência, ele passou a se dedicar à compostagem, iniciando a construção de composteiras em pequena escala para conscientizar sua comunidade. Entre 2003 e 2004, seu trabalho começou a se expandir, primeiro por meio da compostagem e, depois, com a implantação de uma horta mandala e a oferta de consultoria em gestão de resíduos para um restaurante em Mury, distrito da mesma região.
A partir de 2010, após se mudar para Búzios, o propósito se fortaleceu com a criação dos projetos Siga Esse Caminho e da Horta Santo Antônio. Em 2025, ambos passaram a compor a Rede Composta. A Rede oferece serviços como criação de hortas, oficinas de compostagem e consultorias. Além disso, promove oficinas em escolas públicas, tanto municipais quanto estaduais. Desde 2010, atua na integração entre práticas sustentáveis e educação ambiental em instituições de educação infantil, como creches e escolas. Adicionalmente, consolidou sua atuação em eventos, nos quais a participação da comunidade possibilita maior engajamento com a causa ambiental, por meio da difusão do conhecimento, do uso de composteiras e da coleta de resíduos orgânicos.
A Rede Composta tem como objetivo transformar a região de Caravelas no primeiro bairro totalmente sustentável do país. O projeto é conduzido por Daniel, em conjunto com funcionários e voluntários.


O idealizador, Daniel Amaral
Daniel Amaral Lopes é composteiro, ativista e técnico ambiental. Conhecido por sua paixão pela terra e pelo compromisso com a sustentabilidade na atuação em Búzios (RJ), é Conselheiro Fiscal Titular da Associação Brasileira de Compostagem e idealizador da Rede Composta. Já atuou como gestor ambiental em uma empresa de mineração e atualemente participa da AB|Compostagem como Conselheiro Fiscal Titular, participando ativamente da estrutura organizacional.
Além disso, o trabalho do técnico ambiental foi retratado no documentário Cultura da Permanência (2025). Com direção de Edson Campolina e produzido em uma Área de Proteção Ambiental em Búzios (RJ), o filme promove a reflexão sobre o impacto da ação individual na construção de uma sociedade mais equilibrada e sustentável em conjunto.
Aparições na mídia
Compostagem comunitária ganha força na Praia das Caravelas
Agricultor e ativista Daniel Lopes lidera projeto que transforma resíduos orgânicos em recursos úteis, promovendo consciência ambiental em Búzios (Victor P. Viana / 07 fev. 2025) –
A resistência de um homem e a permanência de um ideal: documentário retrata luta ambiental em Búzios
ilme acompanha a trajetória de um técnico ambiental que desafia o tempo e a inércia para transformar sua comunidade ( Victor P. Viana / 18 fev. 2025)

Búzios Presente no Mês do Ambiente
Projeto promove educação e conscientização ambiental ao longo do mês de junho com exibição de documentário sobre compostagem (Rosália Moreira / 23 maio 2025)
Marque uma entrevista
com o Daniel
FAQ
O que é permacultura? E quais são as principais práticas?
Permacultura é um sistema de planejamento de soluções sustentáveis que busca gerar ambientes em harmonia com a natureza, com a integração de áreas como educação ambiental, uso eficiente de recursos e transformação social. Ela promove a autonomia das comunidades com base em práticas de sustentabilidade, reutilização e preservação. Existem três princípios fundamentais: cuidar da terra, garantir que os recursos naturais sejam acessíveis e compartilhar de forma justa.
Entre as principais práticas estão a compostagem, a implementação de hortas e a troca de recursos e de conhecimento.
O que é compostagem e como ela é feita??
A compostagem é uma das práticas integradas à permacultura na qual transforma-se resíduos orgânicos em adubo natural. Para praticá-la corretamente é necessário montar uma composteira. O que acontece dentro desse recipiente é a ação de microrganismos que decompõem a matéria orgânica, resultando em um composto rico em nutrientes para o solo.
Além dos benefícios para o meio ambiente, a compostagem pode promover a inclusão social, a aprendizagem e a geração de renda e incentivar a preservação para a renovação de comunidades em conjunto.
Em quanto tempo a composteira começa a produzir adubo?
Depende de variados fatores: os tipos de resíduos orgânicos, a umidade e a temperatura, o cuidado com a composteira, além do tipo de compostagem feito – se for realizado apenas por microrganismos ou por minhocas.
Quer fazer parte da Rede Composta como voluntário?
Em cada conexão, está a renovação do nosso compromisso com o bem comum e a sustentabilidade. Nosso projeto é realizado por meio de voluntariado. Sua participação importa! Ao se tornar uma semente da transformação, você colabora para ampliar ainda mais nossa Rede.
Mande uma mensagem para a gente e some com planeta!



